Você vai adorar aprender como fazer nachos em casa, de forma simples e prática. Os nachos são salgadinhos de milho, que podem ser servidos com diversos molhos e recheios, como queijo, guacamole, chilli, sour cream e muito mais. Eles são perfeitos para um lanche, uma entrada ou uma refeição divertida com os amigos.
Neste artigo, vamos te ensinar 5 dicas para preparar nachos deliciosos e crocantes, usando ingredientes fáceis de encontrar e sem precisar de equipamentos especiais. Você vai ver que é possível fazer nachos caseiros tão bons quanto os comprados prontos, mas com muito mais sabor e economia. Acompanhe!
O que são os nachos e qual a sua origem?
Os nachos são um prato típico da culinária mexicana, que consiste em tortilhas de milho cortadas em triângulos e fritas ou assadas até ficarem crocantes. Eles podem ser consumidos puros ou acompanhados de diversos molhos e recheios, como queijo derretido, guacamole (pasta de abacate), chilli (carne moída com feijão e pimenta), sour cream (creme azedo) e salsa (molho de tomate picante).
A origem dos nachos remonta à década de 1940, na cidade de Piedras Negras, no México, próxima à fronteira com os Estados Unidos. Segundo a lenda, um grupo de mulheres americanas foi ao restaurante Victory Club após o horário de fechamento da cozinha. O cozinheiro Ignacio “Nacho” Anaya improvisou um petisco com o que tinha à disposição: tortilhas de milho cortadas em quartos, queijo cheddar ralado e pimentas jalapeños em conserva. Ele colocou tudo no forno e serviu às clientes famintas, que adoraram a novidade e batizaram o prato de “Nacho’s especiales”, em homenagem ao seu criador.
Com o tempo, os nachos se popularizaram no México e nos Estados Unidos, ganhando novas versões e ingredientes. Hoje em dia, eles são encontrados em diversos países do mundo, inclusive no Brasil.
Como fazer nachos passo a passo
Para fazer nachos em casa, você vai precisar dos seguintes ingredientes:
- 250 g de farinha de milho fina
- 250 ml de água morna
- Sal a gosto
- Óleo para fritar
O modo de preparo é simples, mas requer alguns cuidados. Veja o passo a passo:
- Em uma tigela, coloque a farinha de milho e o sal. Adicione a água morna aos poucos e misture com as mãos até formar uma massa homogênea e macia.
- Divida a massa em porções iguais e faça bolinhas. Com um rolo de macarrão ou uma garrafa, abra cada bolinha entre dois plásticos até formar um disco fino.
- Com uma faca ou um cortador redondo, corte o disco em quatro triângulos. Repita o processo com o restante da massa.
- Aqueça o óleo em uma panela funda em fogo alto. Frite os triângulos de massa aos poucos até dourarem por igual. Retire com uma escumadeira e escorra em papel toalha.
- Sirva os nachos quentes ou frios com os molhos e recheios de sua preferência.
Veja também:
- Como fazer vatapá: aprenda a preparar esse prato baiano com pão amanhecido
- Como fazer queijo colonial caseiro em 5 passos simples
Por que os nachos são importantes para a cultura mexicana?
Os nachos são mais do que um simples petisco, são um símbolo da cultura mexicana, que reflete a diversidade e a criatividade desse povo. Os nachos representam a mistura de influências indígenas, espanholas e americanas na gastronomia mexicana, que utiliza ingredientes como o milho, o queijo, o feijão, o abacate e as pimentas.
Os nachos também são uma forma de expressão e de identidade dos mexicanos, que os consomem em diversas ocasiões, como festas, reuniões familiares, eventos esportivos e até mesmo no cinema. Eles são um prato divertido e versátil, que pode ser adaptado aos gostos pessoais, com diferentes tipos de molhos e recheios.
Além disso, os nachos são um prato delicioso e nutritivo, que agrada aos mais variados paladares. Eles são ricos em carboidratos, proteínas, fibras, vitaminas e minerais, que fornecem energia e saúde para o organismo.
Outras receitas com tortilhas de milho
As tortilhas de milho são um ingrediente versátil, que pode ser usado em diversas receitas além dos nachos. Veja algumas sugestões:
- Tacos: são tortilhas de milho dobradas ao meio e recheadas com carne, frango, peixe ou vegetais. Podem ser servidos com alface, tomate, queijo, creme azedo e salsa.
- Burritos: são tortilhas de milho enroladas em forma de cilindro e recheadas com arroz, feijão, carne, frango ou vegetais. Podem ser servidos com queijo derretido, guacamole e chilli.
- Quesadillas: são tortilhas de milho recheadas com queijo e outros ingredientes, como presunto, frango ou cogumelos. São grelhadas ou fritas até o queijo derreter e ficarem crocantes.
- Enchiladas: são tortilhas de milho recheadas com carne, frango ou queijo e cobertas com molho de tomate picante e queijo ralado. São levadas ao forno para gratinar.
- Chilaquiles: são tortilhas de milho cortadas em pedaços e fritas até ficarem crocantes. São cozidas em um molho de tomate ou de pimenta verde e servidas com frango desfiado, queijo fresco, cebola roxa e coentro.
Dúvidas frequentes sobre como fazer nachos
Se você ainda tem alguma dúvida sobre como fazer nachos em casa, confira as respostas para as perguntas mais comuns:
- Como fazer nachos assados? Se você preferir fazer nachos assados em vez de fritos, basta colocar os triângulos de massa em uma assadeira untada com óleo e levar ao forno pré-aquecido a 180ºC por cerca de 15 minutos, ou até dourarem. Vire na metade do tempo para assar por igual.
- Como fazer nachos veganos? Para fazer nachos veganos, você pode substituir o óleo por azeite na hora de fritar ou assar os salgadinhos. Você também pode fazer molhos veganos, como guacamole (pasta de abacate), salsa (molho de tomate), hummus (pasta de grão-de-bico) ou creme de castanha (castanha-de-caju batida com água e temperos).
- Como conservar os nachos? Os nachos podem ser guardados em um recipiente fechado por até 3 dias em temperatura ambiente ou por até 15 dias na geladeira. Para consumir, basta aquecer no forno ou no micro-ondas por alguns minutos.
- Como fazer nachos com Doritos? Se você não quiser fazer a massa dos nachos em casa, você pode usar o salgadinho Doritos como base. Basta colocar os Doritos em uma assadeira, cobrir com queijo ralado e levar ao forno para derreter. Depois é só servir com os molhos e recheios de sua preferência.
Conclusão
Neste artigo, você aprendeu como fazer nachos em casa, seguindo 5 dicas simples e práticas. Você também conheceu a origem e a importância desse prato para a cultura mexicana, além de outras receitas com tortilhas de milho. Agora você pode surpreender seus amigos e familiares com esse petisco delicioso e crocante.
Esperamos que você tenha gostado deste artigo e que tenha ficado com água na boca. Se você tiver alguma dúvida ou sugestão, deixe um comentário abaixo. E se você quiser saber mais sobre outras receitas típicas do México, continue acompanhando o nosso blog. Até a próxima!